O Dia Nacional da Liberdade de Imprensa é uma data que celebra a importância da liberdade de imprensa e denuncia os problemas enfrentados pelos jornalistas no Brasil.
"O Dia Nacional da Liberdade de Imprensa é uma data comemorada no Brasil em 7 de junho, tendo como objetivo a celebração da importância da liberdade de expressão para a nossa sociedade, além de ser um momento para combater a censura e denunciar os problemas que os jornalistas enfrentam no Brasil."
"Essa data comemorativa é celebrada no dia 7 de junho porque esse foi o dia em que um manifesto contra a censura da Ditadura Militar foi divulgado e assinado por quase três mil jornalistas em 1977. A data brasileira não é celebrada no mesmo dia que a comemoração internacional, ocorrida em 3 de maio."
Por que comemorar o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa?
"Anualmente é celebrado em nosso país o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, sendo que o dia reservado para isso é 7 de junho. Essa é uma data comemorativa que tem grande relevância por reforçar a importância da liberdade de imprensa na construção de nossa sociedade. Isso porque uma democracia não se constrói sem esse direito fundamental.
A importância da liberdade de imprensa é demonstrada principalmente porque na história recente brasileira, nossa sociedade já presenciou os males causados pela censura. Por isso, é uma data em que também se busca combater a censura, lembrando os horrores causados pela privação do direito de liberdade de imprensa.
Essa data comemorativa também é um bom momento para combater a violência contra os jornalistas — um problema grave no âmbito nacional. Isso porque o Brasil é um dos países que mais cometem violência contra os jornalistas, incluindo aí agressões físicas e verbais, intimidações, perseguições judiciais etc.
Sendo assim, é uma data fundamental, pois reforça a importância da liberdade de expressão, relembra os horrores da censura e denuncia os problemas enfrentados pela classe jornalística em nosso país. A celebração brasileira não coincide com a internacional, estabelecida pela Organização das Nações Unidas e comemorada em 3 de maio.
Origens do Dia Nacional da Liberdade de Imprensa
O Dia Nacional da Liberdade de Imprensa foi estabelecido como momento de luta pela defesa do jornalismo e da liberdade. A escolha da data tem relação com um acontecimento que se deu durante a Ditadura Militar. Essa ditadura, que se estendeu de 1964 a 1985, ficou marcada pela falta de liberdade, repressão, censura e tortura.
No final da década de 1970, a sociedade brasileira começava a levantar vozes contra a ditadura em pedidos exigindo a democratização do país. Um desses grupos eram os jornalistas. Em 1977, cerca de três mil jornalistas assinaram um manifesto exigindo o fim da censura e a abertura democrática do Brasil.
A escolha da data em que celebramos o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa tem relação com esse manifesto, uma vez que ele foi divulgado no dia 7 de junho de 1977. Sendo assim, como homenagem a esse evento é que fazemos a comemoração em 7 de junho.
Conceito de liberdade de imprensa
A liberdade de imprensa é um dos direitos mais básicos existentes na sociedade brasileira, podendo ser definido como o direito de que toda a população possa ter acesso direto à informação, não sendo privada de nada. Além disso, o jornalista também tem a garantia do acesso à informação, podendo transmiti-la por algum meio de comunicação, não sofrendo nenhuma represália por isso.
O direito de liberdade de imprensa está muito relacionado com a liberdade de expressão, dois direitos fundamentais em um regime democrático. Com a liberdade de imprensa, a população tem acesso às notícias, podendo formar sua opinião a partir do processo de construção da sociedade. Esse direito deve ser garantido pelo Estado. Para saber mais sobre a liberdade de imprensa, clique aqui.
Problemas enfrentados pela imprensa no Brasil
Essa data comemorativa, além de ser um momento de combate à censura, serve para denunciar os problemas enfrentados pelos jornalistas no Brasil, e eles não são poucos. Isso porque o Brasil é um dos países mais violentos do mundo contra jornalistas.
Entre os problemas enfrentados pela classe de jornalistas estão:
violências físicas que sofrem durante a realização de seu trabalho;
agressões verbais e intimidações;
assédio na Justiça;
problemas financeiros enfrentados pelos jornais brasileiros;
difusão de fake news, que estabelece barreiras para a aceitação do trabalho jornalístico.
A situação do Brasil nessa questão fica mais facilmente perceptível por meio de um ranking realizado anualmente pelos Repórteres Sem Fronteira, uma organização não governamental que acompanha a liberdade de imprensa em 180 países. Nesse ranking, o Brasil ocupa, no ano de 2023, a 92ª posição."
Veja mais sobre "7 de junho – Dia Nacional da Liberdade de Imprensa" em:
Comentários